Antes mesmo de falarmos do que ela é feita, queremos ressaltar a importância que esse material tem em um procedimento cirúrgico:
Ela é responsável pela iluminação cirúrgica, utilizada em procedimentos avançados, como uma cirurgia minimamente invasiva, que exige uma iluminação dentro da cavidade para que as câmeras possam visualizar o sítio cirúrgico.
Sendo assim, a fibra é responsável por conduzir luz até o endoscópico que irá ser colocado no corpo do paciente, luz essa que é originada por uma fonte que utiliza cabos condutores fabricados com alto padrão de qualidade.
E do que ela é feita?
A fibra óptica cirúrgica é um filamento muito fino e flexível que é confeccionado em vidro de alta pureza, plástico ou outro tipo de isolante térmico. Esse material de alta resistência ao fluxo de corrente elétrica, possui uma capa protetora, interface e núcleo.
Ao manusear, ela requer um cuidado maior já que tem sua aplicação ligada e diversos outros acessórios para o procedimento. Deve-se ressaltar evitar o uso de substâncias ácidas para realizar a limpeza e esterilização.
Quer ler mais sobre várias curiosidades? Esteja atento porque toda quarta-feira temos novos conteúdos.