CME significa: Central de Materiais e Esterilização.
Como o próprio nome já diz, esse setor é responsável por toda limpeza, inspeção e esterilização dos instrumentais que serão utilizados no hospital, mais especificamente, nos procedimentos cirúrgicos. Ou seja, esse setor é de extrema importância e engrena juntamente com o centro cirúrgico. Por esse motivo possui protocolos rígidos e muito bem alinhados para promover a saúde, diminuição de riscos e resultados positivos aos pacientes.
A equipe desse setor deve ser exclusiva: o enfermeiro precisa permanecer apenas no CME durante toda a sua jornada de trabalho e tanto ele, quanto os técnicos, precisam ser extremamente capacitados com noções de contaminação, limpeza e bom domínio de cada autoclave e instrumentais.
Basicamente, os produtos de saúde passam por seis processos diferentes. Sendo eles: inspeção, limpeza/desinfecção, preparo, embalagem, esterilização e armazenamento. Durante todo o processo cuidados precisam ser tomados como evitar o cruzamento de materiais sujos com limpos e evitar a circulação desnecessária de pessoas, por isso são estabelecidas barreiras que isolam cada ambiente. Por fim, gostaríamos de ressaltar a importância e agradecer a cada profissional que trabalha nesse setor de grande importância.