Assim como é importante trabalhar para conquistar seus sonhos e objetivos, também é de extrema importância saber o momento de parar para descansar.
Para nossa saúde física, emocional e até mesmo relacionamento social, precisamos tirar um tempo para reorganizar sentimentos, pensamentos e emoções e isso só é possível quando temos “dia de folga”.
Cada um sabe bem o que fazer nesses momentos, mas coisas como: desligar o celular, tomar um banho longo, dormir bastante, assistir uma série, ir viajar, podem ajudar bastante.
O burnout toma formas diferentes:
São vários os sintomas que definem esse estado de stress crônico, por exemplo: isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, baixa estima, sudorese, palpitação, dentre outros.
Não deixe que seu cansaço físico e mental chegue nesse nível, procure ajuda!
Segundo o Dr. Dráuzio Varella, segue algumas dicas:
- Não use a falta de tempo como desculpa para não praticar exercícios físicos e não desfrutar momentos de descontração e lazer. Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou mesmo tratar a síndrome de burnout;
- Conscientize-se de que o consumo de álcool e de outras drogas para afastar as crises de ansiedade e depressão não é um bom remédio para resolver o problema;
- Avalie a possibilidade de propor uma nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos profissionais;
- Ouça a opinião de seus familiares, amigos e colegas: Quem tem burnout, muitas vezes não percebe;
- Não hesite em procurar ajuda profissional. A saúde mental é tão importante quanto a física.