Nesse artigo do blog, nosso intuito é trazer para você, instrumentador, um passo a passo do que fazer desde a entrada no centro cirúrgico até sua saída. Lembrando que cada hospital possui uma rotina, mas de modo geral esses passos podem ser aplicados. Vamos lá?
- Chegar com 45 minutos de antecedência
- Entrar no centro cirúrgico e se apresentar a enfermeira.
- Dizer qual empresa representa e para qual procedimento foi enviado
- Conferir material, instrumental e OPME. Se houver divergência, entrar em contato com o executivo de vendas e informar.
- Caso não consiga contato com o executivo de vendas, comunicar a enfermeira para que ela entre em contato com o cirurgião afim de solucionar o problema
- Se tudo estiver certo, seguir para sala operatória e se apresentar ao circulante de sala responsável.
- Informar que o material já está conferido e pedir autorização para pegar os materiais básicos para o procedimento como: gaze, compressa, fios e etc.
- Obs: em alguns hospitais o instrumentador não pode solicitar materiais de alto custo e os fios de sutura entram nesse grupo, portanto fique atento!
- Aguardar o cirurgião e instrumentar com excelência
- Ao termino do procedimento, organizar o material, separar o que é da empresa e o que é do hospital.
- Descartar perfuro cortantes no local adequado e conferir compressas e gazes
- Desmontar campos cirúrgicos
- Conferir gasto cirúrgico com o circulante para analisar se há divergência com o gasto do instrumentador e o gasto do hospital.
- Preencher o gasto da empresa, verificar com o circulante a necessidade de preenchimento de outro relatório do hospital
- Conferir os materiais com profissional da CME
E após isso, você estará liberado! Sabemos que seus dias são corridos e com muitas emoções, por isso queremos te parabenizar por todo o trabalho!